terça-feira, 2 de setembro de 2008

DIFERENÇAS...

A principal diferença entre partidos democráticos e partidos pretensamente democráticos é que nos primeiros há debate de ideias, as pessoas têm liberdade de dizer o que pensam e quando chega a hora da verdade, as decisões são tomadas por maioria e passam a ser defendidas por todos ao serem apresentadas nos actos eleitorais.

Nos segundos, alguém toma as decisões e depois um bando de marionetes repete-as à exaustão. Este modelo a que alguns chamam de centralismo democrático (e associam erradamente apenas ao PCP), existe em dois ou três dos maiores partidos, é defendido por muitos, mas não é claramente o meu modelo político preferido.

Sempre preferi que todos pudessem falar, exprimindo as suas ideias, pois do debate nasce quase sempre algo de melhor do que as opiniões individuais.

E podem ter a certeza de que não são adversários políticos dessas organizações pseudo-democráticas que vão mudar esta minha convicção! Muito menos de partidos neo-estalinistas em plena putrefacção, onde se sabem demissões de dirigentes apenas um ano depois delas ocorrerem...

Sem comentários:

 
Free counter and web stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!