quarta-feira, 7 de julho de 2010

INTERESSANTE!

Anunciado pelo menos desde 2001:

CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO


O DEVE E O HAVER: AS FINANÇAS PUBLICAS E PRIVADAS NA HISTORIA DA MADEIRA


Projecto de investigação a desenvolver pelo CEHA com a coordenação De Alberto Vieira

DEFINIÇÃO :

Na História da Madeira persistem ainda importantes lacunas que impossibilitam por vezes um conhecimento abrangente desse devir. A história económica, aqui encarada nos seus múltiplos aspectos, é ainda um campo em aberto. As análises são parcelares e circunstanciais não havendo qualquer análise estrutural que possa estabelecer o rumo da economia madeirense e as suas pertinentes implicações no curso da História. Ainda, no domínio da História Económica, os problemas relacionados com a fiscalidade e finanças públicas não têm merecido qualquer atenção por parte dos estudiosos, sendo um dos muitos campos em aberto na História da ilha.

Tendo em conta a importância que assume este último aspecto para definir o rumo da história económica madeirense e as suas inevitáveis implicações políticas, bastante evidentes a partir do século XIX, intimamente ligada ao combate pela autonomia, parece-nos assim evidente a pertinência da sua abordagem.

Por outro lado, o interesse que o mesmo tema merece para a comunidade científica e sociedade política optou-se por uma estruturação do projecto que atenda as estas duas solicitações, materializada na forma da apresentação final dos resultados do projecto, sob a forma de livro.

OBJECTIVOS:

O estudo em causa apresenta-se complexo tendo em conta a inexistência de qualquer tipo de abordagem e a sua vastidão. Assim, para além da necessária definição das instituições de suporte, é necessário ter em conta a evolução das políticas financeiras e fiscalidade, que têm no século XIX, com o Liberalismo, uma reforma radical, que desemboca na estrutura actual. A par disso torna-se necessário, para o período prè-estatístico reconstituir o movimento da receita e despesa a partir de dados avulsos, situação que só terá informação satisfatória e ordenada a partir da segunda metade do século XIX.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!