quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TELEFÉRICO DO RABAÇAL (VI)

A transcrição da primeira notícia com depoimentos de utilizadores das levadas, publicada em orgãos de comunicação social madeirenses sobre este assunto:

O GARAJAU
(enviado por Emanuel Bento)


PROTESTO CONTRA TELEFÉRICO NO RABAÇAL JÁ CHEGOU AO ESTRANGEIRO

Os autores do mais conhecido livro sobre as Levadas da Madeira estão decididamente contra a ideia da Vice-Presidência do Governo Regional em construir um teleférico no Rabaçal e subscrevem os protestos de quem também julga esta ideia um disparate, além de ser um atentado ambiental que vai certamente pôr em risco aquele que é um dos locais mais visitados e preservados da Madeira.

John and Pat Underwood são os autores do “Madeira Car Tours And Walks”, obra que já vai na 9ª edição e que está editada em diversas línguas (desde o inglês ao alemão). Este livro foi inclusivamente premiado como o “Best Travel Guide), um prestigiado prémio atribuído pela Thomas Cook.

Este casal, que já visita a Região desde 1973, onde vieram em lua de mel, muito tem contribuído para divulgar internacionalmente a Madeira e as suas belezas naturais pois a sua obra é sem dúvida um dos livros mais vendidos no Mundo que fala da Madeira.

Este casal de ingleses foi alertado para a situação através da blogosfera. O blog www.acagarra.blogspot.com da autoria de João Carvalho Fernandes (ligado ao PND nacional) tem feito vários posts a alertar para a estupidez que é esta ideia do teleférico no Rabaçal. Outro blog onde o assunto também tem tido destaque (pela negativa) é o www.olhodefogo.blogspot.com de Nélio Sousa, professor e ambientalista, natural da Calheta.

No e-mail que enviaram a João Carvalho Fernandes, John and Pat Underwood questionam o que vai acontecer ao Rabaçal se a ideia for avante e questionam ainda se Raimundo Quintal já se pronunciou sobre o assunto, perguntando até se o Geógrafo e ex-vereador da CMF não tem influência sobre esta decisão do Governo Regional.

Esta anunciada intenção de construção de um teleférico no Rabaçal não parece ter incomodado a comunicação social da Madeira que, apesar de ter publicado algumas notícias, faz de conta que o assunto não é grave e assiste passivamente a mais um planeado atentado ambiental, isto apesar de haver unanimidade nos pareceres negativos de várias entidades (Câmara Municipal da Calheta, Direcção Regional de Ambiente, Direcção Regional de Florestas e Quercus).

Refira-se que são cinco milhões e 273 euros que a Vice-Presidência pretende gastar num teleférico no Rabaçal através da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste, sendo ainda de destacar a absurda e ridícula justificação que a Ponta Oeste dá para esta estapafúrdia ideia: «Necessidade turística» e «dar a conhecer a Floresta Laurissilva e as veredas das Levadas das 25 Fontes e do Risco», como se os turistas estivessem mesmo à espera de ter um teleférico no Rabaçal com capacidade para transportar 240 pessoas por hora…

Emanuel Bento

4 comentários:

Anónimo disse...

1ª que aborda o que pensam os estrangeiros/turistas sobre a construção do teleférico, que outras já sairam, várias até, no DN-M.
Noutros países - e até mesmo no continente - esta estapafúrdia ideia do GR (Vice-Presidência7Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste) teria suscitado muita opinião de cidadãos e de partidos críticos em relação a mais esta loucura ambiental e até os jornais não se limitariam a fazer notícias (pseudo)clínicas e assépticas, mas, aqui, ninguém se parece importar com nada.

Anónimo disse...

O comentário anterior pertence-me
EB

João Carvalho Fernandes disse...

Tem toda a razão... Já corrigi.

Abraço

3RRR (Henrique Freitas) disse...

Ouvi o Secretário Manuel António dizer que o teleférico está no programa de Governo. Estão a aguardar o resultado do estudo de impacto ambiental.
Tradução: vamos a ver se o Teleférico vai tirar muitos votos ou se dá muita contestação. Se houver tumulto, arranjamos uma treta qualquer e não construímos. Se a contestação for mínima, enchemos aquela bodega de cimento e fazemos lá um teleférico.

 
Free counter and web stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!