quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A INDIGÊNCIA TOTAL DO JORNALISMO PORTUGUÊS

A prova de que o jornalismo português está a atingir o grau zero é de que a principal preocupação de muita comunicação social nos últimos dias é se o raio do cão do Obama vai ou não ser um cão de água português! Parece que não há assunto mais importante!

3 comentários:

amsf disse...

Se o cão for português sugiro que o nome seja Paulo Portas em homenagem ao "nosso" ex-ministro da defesa que prestou relevantes serviços aos EUA ao ponto do Pentágono ter-lhe atribuído uma medalha!

Anónimo disse...

Jardim baralha números e dá gaffe monumental
PREJUIZO DE 700 MIL EUROS POR MADEIRENSE AFINAL NÃO PASSA DE 233 EUROS/ANO
Data: 16-01-2009

É uma gaffe que ainda não mereceu denúncia pública. Mas que induziu a opinião pública nacional, já que foi o 'número', o indicador, mais expressivo a que Alberto João Jardim se socorreu na entrevista que concedeu à SIC-Notícias.

Numa das muitas reacções às questões colocadas por Mário Crespo, o presidente do Governo Regional denunciou um prejuízo de 200 milhões de euros decorrente da aprovação de uma nova Lei de Finanças Regionais.

Sem que o jornalista fosse capaz de contestar os números que o presidente do Governo Regional foi debitando, Jardim ilustrou a redução das transferências do Estado com um número - Sabe o que isso representa? São 700 mil euros por cada cidadão que reside na Madeira, quer seja ou não natural - que não era de todo correcto.

Ainda que se possa contestar a redução de 200 milhões de euros em apenas três orçamentos, Jardim para falar verdade teria de dizer ao país que o Estado lhe tinha retirado 700 euros por cidadão, o que significava 233 euros por cidadão por ano, um número distinto dos 700 mil euros evocados.

Gaffe ou mentira, a verdade é que ninguém ficou indiferente ao facto de o Estado ter transferido menos 700 mil euros por cada madeirense, até porque se fosse possível perceber a relação directa, o presidente do Governo Regional atribuiu a esta redução uma quebra no crescimento do Produto Interno Bruto, bem como um aumento substancial da taxa do desemprego.

Ficou famosa a gaffe de António Guterres quando foi convidado pelos jornalistas a explicitar melhor a leitura que fazia do PIB português. E desde então foram muitos os políticos que se enganaram na utilização de indicadores. Jardim foi mais um dos que mentiu publicamente.

amsf disse...

Caro anónimo

O Guterres pelo menos tinha a desculpa de ter recebido, pouco antes de ter cometido essa gaffe, a notícia de que o estado da mulher era irreversível (cancro)! Suponho que AJJ não tenha recebido a notícia da morte do seu regime!

 
Free counter and web stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!