quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

É LEGAL, SIM - MAS IMORAL!

Numa altura em que os portugueses se confrontam com acrescidas dificuldades, o que já antes era uma afronta a quem trabalha, paga impostos e só se reforma ao fim de algumas décadas, transforma-se num escândalo a que acresce a arrogância como a coisa é dita:

Vou continuar na política a tempo inteiro e vou requerer a minha subvenção. Quero deixar muito claro que vou requerer essa subvenção, referente a 12 anos de deputado, nos mesmos termos em que todos os deputados, de todos os quadrantes, o fizeram. Estou abrangido pela lei de 1992 e quando comecei na política as regras do jogo eram essas e eu fiz opções. João Isidoro - MPT

2 comentários:

Anónimo disse...

Se me permite, conviria talvez esclarecer os espíritos menos avisados (ou informados estritamente neste particular) sobre aquilo em que consiste, ao certo, a "subvenção" de que aqui se fala.


«Lei nº 4/85 de 09-05-1985
TÍTULO II - Subvenções dos titulares de cargos políticos
CAPÍTULO I - Subvenções vitalícias por incapacidade e por morte
----------
Artigo 24.º - (Subvenção mensal vitalícia)
1 - Os membros do Governo, os deputados à Assembleia da República e os juízes do Tribunal Constitucional que não sejam magistrados de carreira têm direito a uma subvenção mensal vitalícia desde que tenham exercido os cargos ou desempenhado as respectivas funções após 25 de Abril de 1974 durante 8 ou mais anos, consecutivos ou interpolados.»

Esta subvenção "é calculada à razão de 4% do vencimento base por ano de exercício, correspondente à data da cessação de funções em regime de exclusividade, até ao limite de 80%”" (link)

João Carvalho Fernandes disse...

E é de notar que estas subvenções foram extintas por esta Lei: http://www.cga.pt/Legislacao/Lei_2005101052A.pdf , que no entanto não se aplica a quem já era deputado antes... Logo só os deputados eleitos depois de 2005 perderam estas benesses...

 
Free counter and web stats
Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!